CUIDE DE SEU JARDIM

"Não corra atrás das borboletas. Cuide de seu jardim e elas virão até você!Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas, se dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável... As borboletas virão até a nós... Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá. "

O perfume...

O perfume...
"Fica sempre o perfume nas mãos daquele que oferece flores."

terça-feira, 2 de novembro de 2010

MINHA JABOTICABEIRA

Olá amigos....
Meu sonho era ter um pé de jabuticabas no quintal da minha casa e,finalmente, realizei esse sonho…nada como saborear a danada no pé, sem dúvida muito mais saborosa, tem gente que apanha e lava pra depois comer, pra mim jabuticaba tem que ser do pé direto pra boca!
Ela ainda tá pequena....é o segundo ano que produz....
Este ano teve uma bonita e farta florada mas não conseguiu segurar os frutos(creio qyue tenha sido por causa do tempo muito seco....apesar das regas)
Veja como ela está...

A árvore tem seus encantos e seus “tempos”; e posso observá-los durante o ano todo, tem o tempo da perda das folhas, da troca da casca, dos pequenos pontinhos verdes que de um dia pro outro florescem lindamente e fantasticamente, com um perfume tão forte que se sente de longe, o quintal fica lindo, branco, branco… e o barulho das abelhas deixa tudo ainda mais espetacular. São os ciclos da vida.

Além do sabor doce e exótico, pode-se fazer geléia, licor de jabuticabas… ; a árvore é generosa e agradecida pela rega do ano todo e retribui com muitas frutinhas; por volta de setembro/outubro os frutos estarão maduros e ai….é cair de boca e aproveitar!!!!

Encontrei as iamagens abaixo no Google....fala se não é uma das coisas mais linda da natureza.....





Deixo receita de geléia e também de licor, se você não tem uma jabuticabeira no quintal…Não se preocupe!!! Para a geléia e o licor você pode comprar na feira as jabuticabas que ficarão deliciosos com certeza! Mas não esqueça, setembro/outubro é a época certa das preciosas e deliciosas frutinhas...

Geléia de jabuticabas
Lave as jabuticabas coloque numa panela, fogo baixo para ferver. Deixe ferver dez minutos ou quando perceber que já estão murchas, não deixe ferver muito pois ela pode amargar ; passe por uma peneira, apenas o caldo: não esprema as frutas. Para cada xícara de chá do caldo você junta quantidade igual de açúcar.
Leve ao fogo novamente. Fogo baixo. Esta geléia tem um segredo: não se deve mexer enquanto cozinha. O jeito de saber quando está pronta é fácil. Basta inclinar a panela: se a geléia despregar do fundo, já está pronta, (vai estar rala, mas é assim mesmo depois de fria ela fica no ponto exato).
Despeje em vidros já preparados e esterilizados por trinta minutos.
Obs: Se quiser colocar menos açúcar fica a seu critério , da certo do mesmo jeito.

Licor de jabuticabas
1k de jabuticaba
1k de açúcar cristal
1 litro de álcool de cereais ou pinga da boa
Lave as jabuticabas e deixe escorrer. Coloque em um recipiente de plástico ou vidro com tampa, o açúcar, a pinga e as jabuticabas, mexa e deixe curtir por 15 dias, mexendo uma vez por dia.
Obs:Não deixe de mexer uma vez por dia.
Engarrafe de preferência em garrafas verdes, assim o licor não fermenta, mas se for apreciar logo a iguaria, pode colocar em garrafas transparentes e logicamente também em licoreiras.

Licor de jabuticabas sem álcool
Lavá-las bem, escorrer, secar com um pano limpinho (ou papel toalha).
Separar um recipiente de vidro que feche hermeticamente.
Colocar as frutas, aos poucos, no vidro e jogar açúcar cristal por cima delas. Balance o vidro para o açúcar se entranhar entre elas.
Após todas as frutas estarem açucaradas, jogue mais um pouco de açúcar para cobri-las.
Feche o vidro e deixe-o longe da luz direta do Sol. Espere entre 8 e 10 dias. Não sacudir o vidro em hipótese alguma. Verá que formou um caldo. Peneire-o num outro recipiente de vidro.
Não balance o vidro pra misturar o açúcar que fica no fundo.
Coloque em uma licoreira ou garrafas verdes e/ou transparentes, como já ensinei acima.

Beijos....

Um comentário:

vanessadias disse...

amei seu blog, há um tempão eu procuro licor se alcool, vou fazer
será que dá pra fazer com outras frutas também ou não

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FLORESCER

FLORESCER
Floresça!
No principio da vida todos são iniciados como sementes...Quando o primeiro broto surge, o Mundo é apresentado a ele...e muitas vezes os brotos se perguntam: "Como brotei?"Outros nem sequer se dão conta.Vivencie o broto do momento...Flua nesse brotar...Cultive com amor o seu território, não deixe as ervas daninhas, construídas de sua própria ilusão, interferirem no seu crescimento...Vivencie este crescimento...Assim você será uma bonita árvore cheia de sabedoria e amor a oferecer...Sinta a necessidade do coração e vá em frente escalando a divindade do seu Ser...Acredite, o supremo mora em vc...Brote! Cresça! Sinta se você está crescendo no caminho certo, identifique, faça o movimento verdadeiro para que sua árvore não mingue. Florescer na vida é florescer no hoje, no agora e no amanhã! Floresça a sua vida, simplesmente floresça!
(Fênix Faustine)